Empresa

Histórico

 

A empresa Restauração Ambiental Sistêmica Ltda (RAS) iniciou suas atividades no ano de 2008 atuando no desenvolvimento e aplicação de metodologias alternativas para a recuperação de áreas degradadas. Em parceria com o Laboratório de Restauração Ambiental Sistêmica da Universidade Federal de Santa Catarina, diversas técnicas de baixo custo e fácil implantação foram desenvolvidas e testadas, resultando em teses, dissertações e vantagens para parceiros e clientes.

Com sede no município de Antônio Carlos, SC, a Restauração Ambiental Sistêmica Ltda atua principalmente no Estado de Santa Catarina e no Estado do Pará prestando serviços de consultoria e assessoria ambiental, além de capacitação de profissionais da área ambiental. O foco dos trabalhos tem sido o desenvolvimento de projetos de recuperação de áreas degradadas (PRADs), baseados em diagnósticos locais e em técnicas exequíveis de acordo com as condições do cliente, assim como supervisão e monitoramento de PRADs.

Inicialmente, a maior parte dos projetos era desenvolvida no Estado de Santa Catarina e destinada principalmente à compensação dos passivos ambientais resultante da atividade de geração de energia hidrelétrica. Contudo, recentemente o foco dos trabalhos tem sido o Estado do Pará, onde os projetos visam à recuperação de áreas degradadas pela mineração de bauxita através de técnicas de nucleação e com a utilização da concertação para sincronizar os atores envolvidos.

Embora trabalhando de acordo com as disposições legais, a empresa busca superar o disposto nas leis para atender de forma ética o que existe de mais avançado em discussão na comunidade científica.

 

 

A missão da RAS é…

 

…atuar sistemicamente em situações-problemáticas da área ambiental para promover melhorias através da ação concertada entre todos os atores envolvidos, favorecendo a capacitação de recursos humanos, a produção de conhecimento técnico-científico voltado à recuperação ambiental, assim como a melhoria das relações entre sociedade e meio ambiente.

 

 

Valores

 

  • Coragem: Em uma época em que era comum reproduzir técnicas há muito desenvolvidas e apostar na tentativa e erro para obter sucesso nos PRADs, a RAS desafiou o paradigma corrente apresentando uma nova forma de recuperação ambiental, baseada em um diagnóstico local e em um conceito conhecido como “nucleação”.

 

  • Respeito: As culturas interna e externa dos clientes sempre foram muito importantes para a RAS na construção das relações sistêmicas que orientam a elaboração dos projetos de recuperação ambiental. O respeito pelas características intrínsecas de cada cliente, seus fornecedores, clientes e contexto sócio-econômico-ambiental são a fundação do tratamento exclusivo que cada cliente da RAS merece.

 

  • Flexibilidade: A grande diversidade de necessidades encontrada em cada cliente associada ao caráter sistêmico de trabalho da RAS levou a uma alta capacidade de adaptação a diferentes situações, com profunda dedicação de seus funcionários a atender às mais diversas demandas dentro do setor de atuação da empresa.

 

  • Cooperação: Como forma de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes, a RAS forma equipes multidisciplinares através de uma série de parcerias com empresas e profissionais renomados, professores universitários e instituições públicas, de forma a fornecer o melhor serviço possível.

 

  • Criatividade: Desde sua criação, a RAS mantém a fórmula de trabalho que foi desenvolvida nos laboratórios de Ecologia Florestal e de Restauração Ambiental Sistêmica da universidade e dedica-se continuamente no desenvolvimento de inovações tecnológicas que garantam posição de destaque para quem aplica suas técnicas e filosofias.

 

  • Melhoria continuada: Os projetos desenvolvidos têm como um dos objetivos estabelecer estratégias que aumentem a probabilidade de ocorrerem melhorias continuadas em consonância com o planejamento de cada cliente.