A empresa Restauração Ambiental Sistêmica Ltda (RAS) iniciou suas atividades no ano de 2008 atuando no desenvolvimento e aplicação de metodologias alternativas para a recuperação de áreas degradadas. Em parceria com o Laboratório de Restauração Ambiental Sistêmica da Universidade Federal de Santa Catarina, diversas técnicas de baixo custo e fácil implantação foram desenvolvidas e testadas, resultando em teses, dissertações e vantagens para parceiros e clientes.
Com sede no município de Antônio Carlos, SC, a Restauração Ambiental Sistêmica Ltda atua principalmente no Estado de Santa Catarina e no Estado do Pará prestando serviços de consultoria e assessoria ambiental, além de capacitação de profissionais da área ambiental. O foco dos trabalhos tem sido o desenvolvimento de projetos de recuperação de áreas degradadas (PRADs), baseados em diagnósticos locais e em técnicas exequíveis de acordo com as condições do cliente, assim como supervisão e monitoramento de PRADs.
Inicialmente, a maior parte dos projetos era desenvolvida no Estado de Santa Catarina e destinada principalmente à compensação dos passivos ambientais resultante da atividade de geração de energia hidrelétrica. Contudo, recentemente o foco dos trabalhos tem sido o Estado do Pará, onde os projetos visam à recuperação de áreas degradadas pela mineração de bauxita através de técnicas de nucleação e com a utilização da concertação para sincronizar os atores envolvidos.
Embora trabalhando de acordo com as disposições legais, a empresa busca superar o disposto nas leis para atender de forma ética o que existe de mais avançado em discussão na comunidade científica.
…atuar sistemicamente em situações-problemáticas da área ambiental para promover melhorias através da ação concertada entre todos os atores envolvidos, favorecendo a capacitação de recursos humanos, a produção de conhecimento técnico-científico voltado à recuperação ambiental, assim como a melhoria das relações entre sociedade e meio ambiente.