O foco dos trabalhos da RAS tem sido a elaboração de projetos de recuperação de áreas degradadas (PRADs), baseados em diagnósticos locais e em técnicas exequíveis de acordo com as condições do cliente, desenvolvendo e utilizando as mais inovadoras tecnologias disponíveis, assim como supervisão e monitoramento de PRADs.
Os principais focos da RAS nessa área de atuação são:
Os principais focos da RAS nessa área de atuação são:
Período: Maio a junho de 2016.
Programa de conservação da Carex sp. nov. na barragem de contenção de cheias do Rio Taió. Período: Março a Abril de 2016.
Caracterização fitofisionômica, levantamento florístico e assessoria no zoneamento ambiental da unidade de conservação. Período: novembro de 2015 a abril de 2016.
Diagnóstico ambiental das Áreas de Preservação Permanente da Fazenda Reunidas Campo Novo Ltda após exploração dos talhões de Pinus, município de Bom Retiro, SC. Período: Novembro a Dezembro de 2014.
Avaliação dos impactos ambientais causados pela supressão de talhões de Pinus na Fazenda Reunidas Campo Novo Ltda em atendimento a processo judicial. Período: Agosto a Outubro de 2014.
Atualização, Planejamento e Supervisão do PRAD da PCH Dr. Victor Baptista Adami localizada no Rio Chapecó, município de Passos Maia/SC. Período: Setembro 2012 até o presente.
Atualização do PRAD da Mina de Juruti – ALCOA com a inclusão de inovações tecnológicas e a utilização de ferramentas sistêmicas de gestão do programa. Período: Novembro 2011 a Outubro 2012.
Desenvolvimento de cartilha informativa sobre metodologias alternativas de Restauração de Áreas Degradadas para o Ministério Público de Santa Catarina – MPSC. Período: Fevereiro 2012 a Abril 2012.
Planejamento do Projeto de Erradicação de Espécies Exóticas Invasoras da APP da PCH Rio Caveiras, Lages, SC. Período: Janeiro 2012 até Abril 2013.
Planejamento, supervisão e avaliação do Programa de Monitoramento e Implantação da Compensação Ambiental da LT 230kV Barra Grande – Lages – Rio do Sul. Período: Outubro 2010 a Abril 2013.
Estudos da Flora para composição do EAS exigido para a repotenciação da PCH Salto Weissbach, Blumenau, SC. Período: Outubro 2010 a Abril 2011.
Levantamento florístico e diagnóstico das APPs do traçado da LT 525kV Salto Santiago – Itá – Nova Santa Rita para composição do EIA/RIMA. Período: Junho 2012 a Dezembro 2012.
Avaliação dos Programas de Recuperação de Áreas Degradadas das UHEs Barra Grande (BAESA) e Campos Novos (ENERCAM), Anita Garibaldi e Campos Novos, respectivamente. Período: 2009 a 2013.
Atualização do PRAD da Mina Porto Trombetas – MRN com a inclusão de inovações tecnológicas e a utilização de ferramentas sistêmicas de gestão do programa.
Assessoria em Restauração de Áreas Degradadas para obtenção de Certificação Florestal, Rio Negrinho, SC. Período: Julho 2010 a Janeiro 2012.
Estudos da Flora para composição do EAS exigido para a repotenciação das PCHs Rio Bonito, Pinhais e Rio dos Cedros, Rio dos Cedros, SC. Período: Dezembro 2010 a Janeiro 2011.
Planejamento e supervisão de PRAD no Gasoduto Bolívia-Brasil – TBG, Gaspar, SC após deslizamentos causados pelo escesso de chuvas ocorrido em Santa Catarina no ano de 2008. Período: Agosto 2010 a Outubro 2010.
Zoneamento das áreas destinadas a alocar o Jardim Botânico de Florianópolis, planejamento de atrações, trilhas temáticas e criação de recursos para educação ambiental.
Planejamento da ocupação das tipologias vegetacionais do litoral catarinense e da utilização sustentável de áreas de interesse ecológico e paisagístico.