Consultorias

O foco dos trabalhos da RAS tem sido a elaboração de projetos de recuperação de áreas degradadas (PRADs), baseados em diagnósticos locais e em técnicas exequíveis de acordo com as condições do cliente, desenvolvendo e utilizando as mais inovadoras tecnologias disponíveis, assim como supervisão e monitoramento de PRADs.

Os principais focos da RAS nessa área de atuação são:

Os principais focos da RAS nessa área de atuação são:

Consultorias Realizadas

Todos os Projetos

[2016] Elaboração do Programa de Monitoramento do PRAD das barragens de contenção de cheias do Rio Itajaí-açu

Período: Maio a junho de 2016.

[2016] Programa de Conservação da Carex sp. nov.

Programa de conservação da Carex sp. nov. na barragem de contenção de cheias do Rio Taió. Período: Março a Abril de 2016.

[2016] Estudos da flora para o Plano de Manejo do Parque Estadual Serra da Baitaca

Caracterização fitofisionômica, levantamento florístico e assessoria no zoneamento ambiental da unidade de conservação. Período: novembro de 2015 a abril de 2016.

[2014] Diagnóstico ambiental das APPs da Fazenda Reunidas Campo Novo Ltda

Diagnóstico ambiental das Áreas de Preservação Permanente da Fazenda Reunidas Campo Novo Ltda após exploração dos talhões de Pinus, município de Bom Retiro, SC. Período: Novembro a Dezembro de 2014.

[2014] Avaliação dos impactos ambientais causados pela supressão de talhões de Pinus na Fazenda Reunidas Campo Novo Ltda

Avaliação dos impactos ambientais causados pela supressão de talhões de Pinus na Fazenda Reunidas Campo Novo Ltda em atendimento a processo judicial. Período: Agosto a Outubro de 2014.

[2013] Atualização, Planejamento e Supervisão do PRAD da PCH Dr. Victor Baptista Adami

Atualização, Planejamento e Supervisão do PRAD da PCH Dr. Victor Baptista Adami localizada no Rio Chapecó, município de Passos Maia/SC. Período: Setembro 2012 até o presente.

[2013] Atualização do PRAD da Mina de Juruti – ALCOA

Atualização do PRAD da Mina de Juruti – ALCOA com a inclusão de inovações tecnológicas e a utilização de ferramentas sistêmicas de gestão do programa. Período: Novembro 2011 a Outubro 2012.

[2013] Cartilha: Recuperando a Natureza com o Pequeno Agricultor

Desenvolvimento de cartilha informativa sobre metodologias alternativas de Restauração de Áreas Degradadas para o Ministério Público de Santa Catarina – MPSC. Período: Fevereiro 2012 a Abril 2012.

[2013] Erradicação de Espécies Exóticas Invasoras da APP da PCH Rio Caveiras

Planejamento do Projeto de Erradicação de Espécies Exóticas Invasoras da APP da PCH Rio Caveiras, Lages, SC. Período: Janeiro 2012 até Abril 2013.  

[2013] Avaliação do PMICA da LT 230kV Barra Grande – Lages – Rio do Sul

Planejamento, supervisão e avaliação do Programa de Monitoramento e Implantação da Compensação Ambiental da LT 230kV Barra Grande – Lages – Rio do Sul. Período: Outubro 2010 a Abril 2013.

[2013] EAS para repotenciação da PCH Salto Weissbach

Estudos da Flora para composição do EAS exigido para a repotenciação da PCH Salto Weissbach, Blumenau, SC. Período: Outubro 2010 a Abril 2011.

[2013] Levantamento florístico e diagnóstico das APPs do traçado da LT 525kV

Levantamento florístico e diagnóstico das APPs do traçado da LT 525kV Salto Santiago – Itá – Nova Santa Rita para composição do EIA/RIMA. Período: Junho 2012 a Dezembro 2012.

[2013] Avaliação dos PRADs das UHEs BAESA e ENERCAM

Avaliação dos Programas de Recuperação de Áreas Degradadas das UHEs Barra Grande (BAESA) e Campos Novos (ENERCAM), Anita Garibaldi e Campos Novos, respectivamente. Período: 2009 a 2013.

[2012] Atualização do PRAD da Mina Porto Trombetas – MRN

Atualização do PRAD da Mina Porto Trombetas – MRN com a inclusão de inovações tecnológicas e a utilização de ferramentas sistêmicas de gestão do programa.

[2011] Restauração de Áreas Degradadas para obtenção de Certificação Florestal em Rio Negrinho

Assessoria em Restauração de Áreas Degradadas para obtenção de Certificação Florestal, Rio Negrinho, SC. Período: Julho 2010 a Janeiro 2012.

[2011] EAS da repotenciação das PCHs Rio Bonito, Pinhais e Rio dos Cedros

Estudos da Flora para composição do EAS exigido para a repotenciação das PCHs Rio Bonito, Pinhais e Rio dos Cedros, Rio dos Cedros, SC. Período: Dezembro 2010 a Janeiro 2011.

[2010] Planejamento e Supervisão da recuperação do Gasoduto Bolívia-Brasil – TBG

Planejamento e supervisão de PRAD no Gasoduto Bolívia-Brasil – TBG, Gaspar, SC após deslizamentos causados pelo escesso de chuvas ocorrido em Santa Catarina no ano de 2008. Período: Agosto 2010 a Outubro 2010.

[2010] Assessoria no planejamento do Jardim Botânico de Florianópolis

Zoneamento das áreas destinadas a alocar o Jardim Botânico de Florianópolis, planejamento de atrações, trilhas temáticas e criação de recursos para educação ambiental.

[2010] Assessoria no planejamento do Projeto Vita et Otium

Planejamento da ocupação das tipologias vegetacionais do litoral catarinense e da utilização sustentável de áreas de interesse ecológico e paisagístico.